Pra você Guardei o Amor (Nando Reis) - A sinceridade a serviço do Amor




Nos guardamos, crescemos, nos transformamos (ou não muito). Mas todo esse resultado, em grande parte guardado, vai se refinando (ou não), pra uma hora sair e embelezar (ou não) o mundo.


"Pra você guardei o amor que nunca soube dar"

Oras, como temos algo que não conseguimos dar, ou entender?


Aí entram as várias formas de demonstrar o que você tem por dentro como as artes. Mas poucos tem um dom no campo das artes. Como então conseguir dar o que você tem por dentro se você não tem alguma habilidade para expressar isso? Pintura? Literatura?
A sinceridade já basta! Mas gostamos de tentar sempre dar o nosso melhor, e é sempre tão difícil!

Como por exemplo esta música do F. R. David que o título já é sofredor "Words Don't Come Easy", "Palavras, não vêm fáceis, pra mim", deixando claro que para ele é difícil expressar o que sente. A música inteira é um "por favor", uma tentativa de mostrar que ele está realmente sendo sincero e fazendo o possível segundo os limites dele. A música é muito boa e a intenção dela é a sinceridade, muito melhor do que esconder o sentimento!


música e letra originais:



Bem, eu sou só um musicista  well I'm just a music man
Melodias são minhas melhores amigas  Melody's so far my best friend
Mas minhas palavras estão vindo erradas e  But my words are coming out wrong and I
Eu revelo meu coração pra você e  I reveal my heart to you and
Espero que você acredite que é verdadeiro porque  Hope that you believe it's true cause
Palavras não vêm fáceis pra mim  Words don't come easy to me
 
Esta é apenas uma canção simples    This is just a simple song
Que eu mesmo fiz pra você    that I've made for you on my own
Não tem nenhum significado oculto, você sabe    there's no hidden meaning, you know when I
quando eu digo que te amo, querida     when I say I love you honey
por favor acredite, eu realmente amo, porque  please believe I really do, 'cause
Palavras não vêm fáceis pra mim  Words don't come easy to me 

Esta tirinha explica muito bem a tentativa de transformar em palavras um sentimento tão refinado, que no campo das palavras se perde e nos atrapalha!





É sincera a busca de uma maneira mais bela de expressar o universo embaralhado de sentimentos dentro de nós; as "borboletas" que vivem em nosso estômago. Vide as artes como a literatura, música, cinema, etc. Todas a serviço do quê? De expressar o amor que sentimos por dentro!
É muito fácil diferenciar uma obra feita por alguém que usa das artes pra expressar egoísmo e afins, pois quem ama algo só o que sai são coisas belas e frutíferas, como o grande diletante Goethe que fez obras fantásticas pelo bem da suas paixões que se transformaram em sementes para paixões germinadas posteriormente.
Não deixar minas de bombas para que os próximos pisem!
Amar é possibilitar, plantar sementes, deixar rastros de Amor, Rastros de Deus, como dizia o grande Pe. Léo.



Mais uma música fantástica com o mesmo intuito é a "Your song", "Sua Canção" do Elton John. A sinceridade fica explícita nas duas letras quando eles dizem:
Words don't Come Easy: "Esta é apenas uma canção simples"
Your Song: "Pode ser meio simples"



música e tradução: 





Se eu fosse um escultor, mas de novo, eu não sou   If I was a sculptor, but then again, no
Ou um mago que faz poções numa turnê de shows   Or a man who makes potions in a travelling show
Eu sei que não é muito, mas é o melhor que posso fazer   I know it's not much, but it's the best I can do

Meu presente é minha canção, e esta é para você   My gift is my song and this one's for you
 

E pode dizer a todos que esta é sua canção   And you can tell everybody this is your song  
Pode ser meio simples, mas agora que já esta pronta   It may be quite simple, but now that it's done 
Eu espero que você não se importe    I hope you don't mind
Espero que não se importe que eu expresse em palavras   I hope you don't mind that I put down in words
Como a vida é maravilhosa enquanto você está no mundo   How wonderful life is while you're in the world




Na falta de habilidades para se expressar os sentimentos que nos queimam por dentro, buscamos um respaldo na criação de Deus, pois, tem coisa mais bela? O próprio ser humano que é arquitetura de Deus que é o que suscita nossas paixões infindáveis (e acima do ser humano está o próprio Deus, paixão das paixões dos pobres corações humanos), também tem suporte nas outras obras da criação, tal qual a natureza.
Como a natureza é bela e suscita grandiosidades em nosso espírito!
"O mundo me intriga, e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro."

Os poetas dedicam os arco-íris às suas amadas; a lua e a sua luz. Se nota de maneira explícita como a criação de Deus, o relógio, é bela e está predisposta e a serviço das mais profundas aspirações humanas.
Um exemplo básico são as flores. Um excelente meio de expressar o amor que "não sabemos dar".


A flor é como o ser humano

Nasceu, precisou sobreviver e passou por vários obstáculos para que ela ficasse como está. Tempestades que inundaram suas raízes, sóis quentes demais, pragas... 
Cresceu e ficou muito bela.
Nós temos outras maneiras de expressar nossas belezas.

Por uma humildade induzida naturalmente, temos uma predisposição a não nos sentirmos belos o suficiente por fora a tal ponto de podermos nos oferecermos de maneira confiante. Coisa que é conquistada com o tempo, com um pouco de narcisismo inteligente/saudável.
Não doamos nossa beleza como a flor, parece ser muito pouco, como se não fosse algo louvável (acredito que algumas pessoas percebem que são capazes de oferecerem a sua beleza e trabalham nisto, mas a maioria, eu reparei, não tem a menor idéia de que somente o vislumbre de sua pessoa já é um presente para alguém, e um presente que naturalmente é sincero!), assim oferecemos o que temos e podemos!
A flor tem uma característica que cativa a todos: ela oferece o que é, sua vida e que gerou dela, a beleza, gratuitamente!
Oras, nós, aspirando as belezas e suas infinitudes, como não poderíamos buscar na natureza um respaldo pra expressar nossas paixões?



Por isso que se oferecem flores aos amados e amadas, é uma forma de usar a beleza da flor como reflexo da beleza que temos por dentro.



Tem um sentimento lindo por alguém? sentimentos gigantes e embaralhados dentro de você, mas não consegue escrever nem sequer o começo de um poema?
Dê uma flor com palavras sinceras: pode existir combinação melhor?


"Guardei Sem ter porquê
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer

Pra ter um jeito meu de me mostrar"


Saber guardar sua beleza interior, seu individual, não gastar a toa por aí. Saber ser de alguém, como a flor que o Pequeno Príncipe sabia estar sobre a proteção de seu amor e carinho. Saber fazer-se presente. Poder ser único e "ter um jeito só seu de se mostrar". Dar valor a sua vida e as tempestades que enfrentou para chegar a beleza que chegou. Ninguém merece ser arrancado do caule e ser jogado fora!


"Tem gente que pega uma flor e derruba um castelo
Tem gente que faz um buquê"
Fred Roberty

Não são todos que valorizam a beleza da flor, deve-se tomar cuidado! Guarde sua beleza e a utilize de maneira sincera quando for a hora certa, pra que uma hora seja tão natural que:
 


"Explicação
Nenhuma isso requer
Se o coração bater forte e arder
No fogo o gelo vai queimar"



Comentários

Postagens mais visitadas